11/12/2009

Encontro de Extremos

Neste Shabat, leremos a parashá "Chayei Sarah" que nos conta sobre a morte de nossa matriarca Sara e sobre o casamento de Yitzchak e Rivka. Para entender melhor o significado deste casamento, uma sinopse de uma sichá do Rebe:
Antes do seu casamento, Yitzchak tinha alcançado um grande nível de perfeição espiritual. Já no começo de sua vida, ele foi o primeiro judeu a ser circuncidado com oito dias. Depois, ele foi educado por Avraham Avinu e mais tarde mostrou estar disposto a sacrificar a própria vida por D-us no episódio da Akeida(quando Avraham achou que teria que sacrificar seu próprio filho). A partir de então, Yitzchak passou a ter a santidade de uma oferenda queimada( uma das oferendas que eram feitas no Templo sagrado).
Por outro lado, Rivka era uma rosa entre espinhos. Nasceu em uma família de idólatras iníquos.
A união entre os dois foi, então, um encontro de extremos. E justamente por causa disso, foi registrada na Torá. Isso porque a Torá é ela própria um guia para a união de extremos. Quando qualquer mitzvá é cumprida, um objeto físico e mundano torna-se permeado por Divindade e santidade.
Portanto, o casamento entre Yitzchak e Rivka representa o casamento do espiritual com o físico. E isso explica por que a nossa Parashá passa tanto tempo discutindo a história deles, já que essa foi a base para tudo que se seguiu.

Um comentário:

  1. É interessante como o Rebe dá outro nível de interpretação às narrativas da Torá.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir