1/15/2010

Afinal, o que é a chassidut chabad?

Estas não são definições da chassidut chabad, porém são princípios básicos dela expostos pelo próprio Rebe de Lubavitch em seu livro Hayom Yom. Creio que sabendo-os já pode-se ter uma idéia do que norteia esta filosofia e a vida dos chassidim. Para uma definição e um estudo mais profundo sobre o tema recomendo o discurso chassídico do Rebe "Sobre a Essência da Chassidut" que você pode comprar a tradução e edição em português aqui http://www.sefer.com.br/prodvar.aspx?codigo_produto=653&cookie_test=true. Mas, por enquanto, veja o Hayom Yom:

Hayom Yom, Kislev 16

Um princípio fundamental na filosofia Chabad é o de que a mente - que por sua natureza inata domina o coração - deve subordiná-lo para o serviço a D-us utilizando o intelecto, a compreensão e a contemplação sobre a grandeza de D-us.

Hayom Yom 25 de Tevet

Extraído das sichot do meu pai: Êxodo do Egito significa sair dos limites e restrições(Egito=Mitzraim=meitzarim=limitações), e a Chassidut dá ao homem a possibilidade de sair dessas restrições do mundo material. Existe, porém, uma diferença: o Êxodo do Egito significa romper e depois sair. Por isso, eles fugiram do Egito. O Êxodo da Chassidut consiste em refinar, corrigir, sair das restrições e limitações mundanas e materiais, porém permanecer dentro do mundo, devemos transcender suas limitações. Devemos remover os limites e restrições e captar a verdade - que o mundo por si só é realmente bom, pois afinal de contas, esta é a Sua vontade. Isto se consegue através da avodá da Chassidut(1).
Nota:
(1) Quando a sociedade e o ambiente ao seu redor, aparentemente, entram em conflito com a Torá pode haver uma reação de retirada do mundo material e seus questionamentos. A Torá rejeita o retiro monástico excessivo. Chassidut advoga pela permanência dentro do mundo material, ou seja, nas rotinas normais da família e do trabalho, recusando-se porém a submeter-se aos valores e princípios do mundo. Os valores do judeu são os da Torá, mesmo quando se está na feira ou no laboratório. Empregam-se as oportunidades e desafios do mundo para subordinar e utilizar as coisas mundanas em metas de valores e ideais da Torá. Isto é feito tanto intelectualmente ao confrontar-se com conceitos que parecem estranhos à da Torá , assim como observando as mitzvot mesmo em circunstâncias hostis. Sendo assim, mesmo estando no mundo, o judeu mantém um relativa distância deste.


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