6/18/2009

A Origem Divina da Torá Oral e da Lei Judaica

" Se a Bíblia é o elemento mais básico do judaísmo, então o Talmud é seu pilar central, estendendo-se desde as suas fundações e sustentando todo o seu edifício"
Rabino Adin Steinsaltz

Voltando a idéia original de responder a questões fundamentais e frequentes sobre o judaísmo, escreverei sobre o oitavo princípio da fé judaica: "Creio plenamente que toda a Torá que agora possuímos foi dada pelo Criador a Moshê Rabênu". Isto inclui a Torá Escrita ou o Pentateuco e a Torá Oral ou "Mishná" e "Guemará"( esses termos serão explicados ao longo do texto) em que são baseadas a Lei Judaica, a Halachá.
Vou me deter na Torá Oral, uma vez que já discuti a origem divina da Torá Escrita em postagens anteriores. A Torá Oral é constituida basicamente por explicações do conteúdo da Torá Escrita. Por exemplo, só sabemos como devem ser feitos e como amarrar os Tefilin(filactérios que devem ser colocados todos os dias) por causa da Torá Oral, já que no Pentateuco está escrito apenas para colocarmos "totafot" em nossas mãos e entre nossos olhos.
O primeiro conceito fundamental é o de que a Torá Oral também foi revelada a Moshe por D-us. Como sugere o nome, esta parte dos ensinamentos não foram escritos. Eles foram passados de geração em geração de forma oral desde Moshe para Joshua até a geração do Rebe ou Rabino Yehuda HaNasi(1) que compilou a maior parte desse conhecimento na Mishná por perceber que este conhecimento poderia se perder. Até então os Sábios apenas faziam anotações para uso pessoal ou de seus alunos. Depois, Rav Ashi compilou a o Talmud babilônico e RavYochanan compilou o Talmud de Jerusalém.
O Talmud que é a união de Mishná com Guemará, basicamente, registra as discussões dos Sábios sobre a Mishná. Portanto, na verdade, há uma linha direta de transmissão entre os Sábios do Talmud e Moshe que, por sua vez, recebeu a Lei diretamente de D-us. Assim, ao estudar e cumprir a Lei Judaica que é baseada no Talmud, estamos estudando e cumprindo a Vontade de D-us.
No entanto, é preciso esclarecer que tipo de discussão há no Talmud. Como explica o Rambam ou Maimônides(2) no livro Mishneh Torah, o que foi recebido por tradição do Monte Sinai não é objeto de discussão. Basicamente, a discussão gira em torno das derivações legais que se fundamentam na lógica e nos 13 princípios de interpretação(3) da Torá que, por sua vez, foram revelados a Moshé no Monte Sinai. Isso quer dizer que especialmente nas primeiras gerações de Sábios havia pouca discordância e a que havia era circunscrita a formas de interpretação reveladas a Moshé. Depois, como também explica o Rambam houve mais discordância porque o nível de erudição dos Sábios foi progressivamente diminuindo. Então, já não era mais tão óbvio para as gerações posteriores o significado de algumas Mishnayot que foram escritas de forma bastante concisa , sendo necessário discuti-las e estudá-las de maneura mais detalhada. Essas discussões são registradas na Guemará. Com isso, temos o legado do que foi passado a Moshé(Mishná) com suas explicações(Guemará).
Além disso, os Sábios fizeram decretos com o objetivo de prevenir a transgressão conforme o comando na Torá(Leviticus 18:30): " E você deve guardar meus preceitos" que pode ser interpretado como "faça salvaguardas para a Torá"(4). Além desse versículo, em Leviticus(17:11) lemos: "Não se desvie das instruções que eles te darão, nem para a esquerda nem para a direita", conferindo autoridade divina aos decretos dos Sábios.
A partir das discussões talmúdicas e dos decretos, os codificadores da Lei Judaica compilaram as Halachot(Leis), sendo o primeiro código legal o Mishneh Torá que também foi feito por causa da queda de erudição dos indivíduos de gerações posteriores que já não podiam mais chegar a conclusões finais, estudando o Talmud.
Em resumo, tudo o que está na Torá Oral tem origem divina seja porque é tradição diretamente proveniente do Sinai ou uma interpretação baseada nesta tradição ou um decreto fundamentado na Torá Escrita. Assim, compreendemos que a Halachá é a expressão da Vontade Divina e, portanto, segui-la é a melhor maneira de nos conectarmos com D-us!

Adendo - Cronologia da Torá oral:
Séc. IIIe.c. - Redação final da Mishná
Séc. Ve.c - Redação final do Talmud de Jerusalém
Séc. VIe.c - Redação final do Talmud Babilônico
Séc. XIIe.c - Redação do primeiro Código de Lei Judaica(Mishneh Torá pelo Rambam)

(1) Leia um texto interessante sobre Rabi Yehudá HaNassi http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=557&p=2
(2) Rambam ou Moshe ben Maimon(1135-1204) foi um grande rabino, codificador das leis da Torá, filósofo e médico espanhol.
(3) Eles são tão importantes que os estudamos todos os dias antes de rezarmos. Estão registrados em nossos Sidurim(livros de reza). É só procurar logo antes dos "pessukê dezimrá".
(4)Na tradução, não é possível entender como o verso implica isso, mas no original (que aqui será transliterado) é bem mais claro: "Umishmartem et mishmarti", implica "Assú mishmeret lemishmartí".

Nenhum comentário:

Postar um comentário