8/20/2009

Uma visão mais profunda da tzedaká

Existem maneiras diferentes de se categorizar as mitzvot da Torá. Uma delas é dividindo-as entre as que podemos fazer com o pensamento como meditar sobre a Unicidade Divina, com a fala como o estudo da Torá e com as ações como a tzedaká(caridade). No livro Tanya(1), é explicado o motivo de esta ser a principal da última categoria. Indo ainda mais fundo, o livro explica que esta mitzvá é a mais importante para o nosso tempo mesmo se comparada com o estudo da Torá sobre o qual foi dito: "o estudo da Torá é comparável a todo o resto".

Antes de aprofundarmos nosso conhecimento sobre a tzedaká temos que ter em mente que as mitzvot de ação têm como objetivo geral refinar nossa alma animal e, com isso, elevar todo o mundo( ver artigo "A Importância Espiritual das Mitzvot").

Esta mitzvá é a mais importante entre aquelas ligadas a ação porque ela é a única que demanda que usemos todas as forças da alma animal para cumpri-la, refinando-a inteiramente. Ao trabalharmos, temos que usar todas as nossas forças para que consigamos algo, mesmo que seja um trabalho mais intelectual. Usamos nossa pernas para ir até lá, nossas mãos para digitar no computador ou similar, e nossas mentes. Diferente do tefilin, por exemplo, para o qual precisamos apenas dos nossos braços. Em geral, do que ganhamos, pelo menos 10% deve ir para tzedaká.

Mesmo uma pessoa que é sustentada por outra, ao dar tzedaká, está fazendo uma grande mitzvá. Isso porque ela está tirando daquilo que seria para ela comer e vestir-se, ou seja, está abrindo mão de algo para ela como um todo.

No entanto, o Alter Rebe explica que ela não é só a mais importante entre as ações, mas entre todas para a nossa época. É sabido que estamos próximos a vinda de Mashiach e que esta geração anterior a redenção é a de nível espiritual mais baixo, por isso ela é comparada ao nosso mundo material que também é o mais baixo. O lugar em que D-us está oculto a ponto de parecer que Ele não está aqui. Sendo assim, dar tzedaká à pessoa que não tem nada é comparável a revelação de D-us neste mundo que também não tem nada divino, ao menos de foma revelada.

Por isso, a famosa expressão: "tzedaká aproxima a redenção." Ao darmos tzedaká, além de elevarmos o mundo, estamos fazendo algo semelhante à revelação de D-us neste mundo tão baixo e de ocultamento.

Certamente, não há maior e mais desejável revelação divina do que a redenção final com a chegada de Mashiach, que seja em nossos dias!

Notas:
(1) É o monumental livro base da Chassidut Chabad. Foi escrito pelo primeiro Rebe de Lubavitch, o Alter Rebe, para seus chassidim. É baseado, especialmente, nos ensinamentos do Zohar, do grande cabalista Arizal, dos mestres chassídicos Magid de Mezritch e Baal Shem Tov. O objetivo principal do livro de acordo com o autor é mostrar como é "Perto de você na sua fala , no seu coração, fazê-lo", ou seja, como está ao alcance de qualquer pessoa esforçada, cumprir a Torá com entusiasmo e de forma plena. Ao longo da obra, vários conceitos cabalísticos são elucidados. Recomendo fortemente não apenas a leitura, mas o estudo sistemático! Na verdade, é até melhor aprender com um professor. Para isso procure o Beit Chabad mais próximo para ter aulas de Tanya. Se quiser comprar o livro pela internet com tradução e explicações em português vá para este link:
http://www.sefer.com.br/produtos.aspxsubid=4&subn=Chassidismo&ctgn=Livraria&ctg=4

Um comentário:

  1. Ivam,
    Gostei muito de ler ser artigo, pois me identifiquei muito, porque estou vivendo o mesmo sentimento, só que ainda não estou tão evoluido quanto você. De qualquer forma você contribui com mais força para mim, que D'us permita que continue neste caminho.
    guilherme g

    ResponderExcluir