8/20/2009

O Rei entre nós

Hoje, é Rosh Chodesh Elul( primeiro dia do mês deElul). O próximo mês é Tishrei e o seu Rosh Chodesh é mais conhecido por Roh Hashaná( primeiro dia do ano). Neste mês, nos preparamos para momentos de suma importância no calendário judaico como o própio Rosh Hashaná, o Yom Kipur e Sucot.
A chassidut explica que neste mês há uma maior revelação dos 13 Atributos de Misericórdia de D-us. Para esclarecer o que isso significa, a chassidut conta uma parábola: O rei saiu de seu palá- cio com roupas comuns e vai para o campo, estando pronto para se aproximar de todo aquele que deseje. Depois, o rei volta ao seu palácio, coloca suas vestimentas reais e, então, já não é mais qualquer um que pode ir até ele.
No mês de Elul, o Rei está no campo, então, é mais fácil nos voltarmos a Ele agora do que deixarmos para fazer isso em Rosh Hashaná e Yom Kipur em que o Rei está de volta ao palácio. Não é por acaso que Rosh Chodesh Elul foi quando Moshé Rabênu subiu ao Monte Sinai pela segunda vez para receber as segundas tábuas, voltando-se junto com todo o povo a D-us , após o grande pecado do bezerro de ouro.
Isto implica que este é o momento mais auspicioso para fazermos teshuvá(retorno), enquanto que em Rosh Hashaná temos que assumir o jugo, o reinado Dele sobre nós.
Espero que você aproveite desde já este momento tão especial para se unir cada vez mais com D-us fazendo mais uma mitzvá, pois como sempre dizia o Rebe, "a ação é o principal"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário