10/02/2009

Reb Dovid e o seu Etrog

Um dia o grande fundador do movimento chassídico, Baal Shem Tov, estava sentado para uma refeição de Rosh Chodesh( começo do mês) com seus discípulos e demonstrava uma expressão bastante séria. Seus discípulos tentavam, sem sucesso, melhorar seu humor. Então, um certo morador da vila, Reb Dovid, entrou. Imediatamente, o Baal Shem Tov estava cheio de alegria, tratando-o calorosamente, dando-o um lugar à mesa e um pedaço de pão. Os discípulos ficaram perplexos. Como pode um judeu tão simples conseguir o que eles não conseguiram?!? Quando Reb Dovid foi embora, o Baal Shem Tov respondeu: " Este senhor trabalha muito duro para cada centavo que ganha. Durante todo o ano, ele economiza para comprar um etrog(uma das quatro espécies que são "balançadas") em Sucot, até que ele chegue à quantia necessária e vá à cidade para comprar um da mais alta qualidade. Isto traz grande alegria a ele.
Dado que ele é pobre e sua mulher é amargurada, incomoda muito a ela que ele não se preocupe mais com as condições de sua casa do que em comprar um lindo etrog. Então, na sua amargura, a mulher destruiu o etrog.
Além do dinheiro que ele gastou, houve muitos obstáculos para trazê-lo: cruzar áreas alagadas, más estradas e etc. Tudo isso aumentou ainda mais o esforço do Reb Dovid. Mesmo assim, quando ele viu o que sua mulher fez, ele não ficou zangado. Ele disse: Parece que eu não mereço ter um etrog como este. Na verdade, um judeu simples como eu, merece um etrog de tamanha qualidade?
"Desde os tempos de Avraham e da Akeida( sacrifício não consumado do seu filhoYitzchak) , concluiu o Baal Shem Tov, não houve um teste tão grande de caráter! Por isso o tratei tão bem."

Que neste ano possamos ter um pouco mais do caráter e cuidado com as mitzvot do Reb Dovid!
Chag Sameach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário