4/11/2010

Mais comentários sobre Torá e Ciência

Na outra postagem sobre o tema tentei mostrar que a ciência , por vários motivos, deve ser colocada entre parênteses. Isto deve ser feito sempre, mas especialmente quando ela se coloca como portadora de verdades universais, como única fonte do saber e quando tenta explicar fenômenos retroativamente.
Apesar de esses princípios gerais serem sempre válidos, podemos abordar cada asunto de maneira diferente. Primeiro, temos que separar ciência de ideologia científica. Depois, temos que analisar na ciência as suas bases e argumentos. Por fim, devemos ver se ,na Torá, há opiniões consagradas que apoiam o ponto de vista científico ou pelo menos não o rejeitam.
Então, por exemplo, a teoria da evolução é apenas uma hipótese que, na verdade, ao ser testada, não se provou real. Nada foi replicado em laboratório, as espécies intermediárias não foram encontradas, as mutações são sabidamente deletérias e etc. Para mais detalhes recomendo o livro do Michael Denton "Evolution: A Theory in Crisis". Creio que esta teoria só se sustenta por ter se tornado uma ideologia científica que serve a vários interesses que vão desde os psicológicos dos próprios cientistas materialistas até político-sociais. Além disso, ao menos sobre a evolução do macaco para o homem, não há conciliação com a Torá já que esta usa a palavra hebraica "Bará" para a criação do homem. E esta significa criação a partir do nada, ou seja, não pode ter havido evolução. Neste caso, creio ser pouco relevante tentar reconciliar a Torá com a ciência.
Por outro lado, a questão da idade do universo é diferente. Tanto porque as evidências científicas sobre a questão são bastante poderosas quanto porque há opiniões consagradas da Torá de mais de 2000 anos atrás que corroboram esta visão.
O fato é que sabendo a velocidade da luz e a distância das estrelas, além de outros métodos os cientistas chegam a conclusão hoje de que o universo tem de doze a quinze bilhões de anos.
Já a Torá ensina que este tem apenas 5770 anos. No entanto, sabemos que cada ensinamento da Torá tem pelo menos 70 maneiras de serem interpretados("sheva panim baTorah"), mas estes nunca podem negar o sentido literal, o mais evidente.
Cabalistas anteriores ao Arizal(conehcido como o maior deles) da escola do Rabino Nehunya ben Hakana opinavam que, na verdade, o mundo existiria por sete ciclos sabáticos de 6000 anos e que nós estaríamos no último deles. Além disso, ensinavam que um dia divino equivaleria 1000 anos humanos( tudo isso são interpretações profundas de versículos da Torá). Então, se juntarmos as duas coisas teremos 42ooo anos de antes da criação vezes 365000 o que dá cerca de 15 bilhões de anos.
Dessa maneira, temos a conciliação da Torá com a ciência.
Todavia, ainda mais importante é conciliar a ciência com a Torá já que esta é a Sabedoria divina. Para isso, temos que lembrar do conceito reconhecido da física quântica de que o observador influencia o objeto observado. Em linguagem mais científica, o observador consciente(humano) provoca o colapso da função onda. Em termos cosmológicos isso significa que antes do primeiro homem( adam harishon) o universo tinha uma existência. Porém, esta era bem diferente da que ele passou a ter após a criação do homem. Antes, o que havia era uma espécie de superposição de possibilidades.
Assim, podemos entender por que a Torá nos ensina que o mundo foi criado há apenas 5770 anos. Pois, foi apenas a partir daí que o mundo de fato começou. Isto esclarece também o ensinamento de que o homem é parceiro de D-us na criação, já que ele é responsável por fazer a criação de fato existir.
Além disso, conciliamos também as duas opiniões da Cabalá. A mais antiga que diz que o mundo foi criado há cerca de 15 bilhões de anos com a do Arizal que diz que o mundo tem 5770 anos e que os ciclos sabáticos se referem a mundos espirituais. Na verdade, ambos estão dizendo o mesmo. A questão é que um está chamando essa superposição de todas as possibilidades que o mundo era antes de Adam harishon de mundo físico e a outra o chama de espiritual.
Com isso, vemos que podemos tratar diferentes dilemas de formas distintas, apesar de podermos também usar sempre a abordagem descrita no post anterior. Neste caso, achei relevante trazer uma outra visão pois a questão da idade do universo é uma aparente divergência central e porque tanto a ciência quanto a Torá traz bons argumentos para que consideremos a possibilidade de que o universo, ao menos de certa maneira, tenha bilhões de anos.

Para quem quiser aprofundar-se mais sobre o tema, recomendo a leitura do livro "Mind over Matter" que é uma coletânea de ensinamentos do Rebe sobre o tema; "Evolution: A Theory in Crisis" de Michael Denton; a seção sobre este tema no site do chabadhttp://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/435073/jewish/Torah-Science.htm, a visita ao site de uma revista que só publica textos sobre a relação entre Torá e ciência http://www.borhatorah.org/ e até um curso sobre filosofia da ciência do professor Olavo de Carvalhohttp://www.olavodecarvalho.org/avisos/cursofilosofiaciencia.html.

2 comentários:

  1. BSD

    Ivan Hatzadik, Shalom Aleichem. Muitos bons seus posts.
    Em relação a idade do universo ha uma boa discussão: Adam comeu o fruto proibido que estava no meu do Éden que havia sido criado no dia anterior. Ele pecou, verdade, mas quanto as lei de Orla, Shmita, etc. referentes aos frutos, sera que ele as respeitou? Afinal, para uma arvore poder dar frutos, quantos anos ela precisa ter? Pelo menos 4 anos ou mais. Mas a arvore fora criada no dia anterior!!
    Daqui aprendemos que o carbono 14 esta correto quando percebe o mundo com uma idade de 15 bilhões de anos. O criador criou o mundo a 5770 anos atras com um corpo de 15 bilhões de anos, assim como a arvore da qual Adam comeu, que fora criada com frutos, mas tinha 1 dia de vida. Portando se amanha a ciência descobrir que estava equivocada e o carbono 14 tem um erro de calculo ou qualquer outra variável for atualizada e nesta recontagem de anos, chegarem a conclusão de que o mundo nao tem 15 bilhões, mas 150 bilhões de anos, voltamos aqui e escrevemos que criador criou o mundo a 5770 anos atras com um corpo de 150 bilhoes de anos.
    shavua Tov! Bom saber noticias suas.
    Danny Langier

    ps: desculpe a falta de acento.

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  2. Valeu, Danny!
    Aqui vc usou uma abordagem diferente que também é válida. Aquela que diz que o mundo já foi criado "velho"... enfim, mas aqui quis dar esse outro foco.
    Espero que esteja tudo bem por aí!
    Shavua tov pra vc tb!

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