5/16/2009

D-us existe?

Quando D-us entregou a Torá aos judeus, eles responderam"naassé v'nishmá" que significa faremos e entenderemos. Logo, primeiro fazemos e depois entendemos. Então, o cumprimento da Torá não deve ser limitado pela nossa compreensão dela, já que a Torá é infinita e nós somos finitos. No entanto, até por experiência própria, acho muito importante que alguns conceitos básicos fiquem claros. É possível e desejável que entendamos certos fundamentos.
Por isso, antes de realmente começar o farbrenguen(reunião chassídica-ver texto"Farbrenguen") pretendo fazer uma série de postagens sobre questões fundamentais. Algumas delas são: D-us existe? Se Ele é bom por que coisas ruins acontecem? A Torá realmente tem origem divina? Qual o papel dos Sábios na interpretação da Torá? Como relacionar Torá com ciência?
Destas, a primeira é a mais fundamental. Portanto, vamos a ela.

Primeiro, temos que entender que o fato de não vermos ou escutarmos algo não quer dizer que ele não existe. Por exemplo, você já viu a eletricidade? Não, mas você acredita que ela existe por causa de seus efeitos. Alternativamente, pergunte a um homem cego se existem cores. Ele dirá que sim, porque outros contaram para ele.
Esses exemplos ilustram as duas provas básicas da existência de D-us. A filosófica ou metafísica e a tradição.

1- A filosófica é decorrente da realização de que um mundo tão complexo não poderia ser criado por coincidência. É preciso que haja um Criador. Logo, assim como no caso da eletricidade, dado que há o efeito (universo) tem que haver uma causa(D-us). Para esclarecer, uma pequena história: Um rei perguntou a um grande Sábio como ele tinha tanta certeza que D-us existia se ele não podia vê-lo. Então, o Sábio respondeu que precisava de um tempo para meditar sobre a resposta. Depois de alguns minutos voltou com um lindo poema na mão e entregou ao rei. Então, o rei ficou muito impressionado com o texto e perguntou se o Sábio mesmo havia escrito aquelas lindas palavras. O Sábio respondeu que ele apenas deixou cair um pote de tinta num pedaço de papel e o texto se formou. O rei, obviamente, respondeu que isso era impossível. O Sábio explicou que isso respondia a pergunta do rei: Se é impossível um simples poema ser formado por acaso quanto mais o mundo com todos os seus detalhes e complexidades!
Se você preferir a linguagem moderna:"A existência de um Criador é indicada pelo fato de que o universo inorgânico contém todos os ingredientes necessários para possibilitar a vida orgânica. O mundo existe como uma arena feita para a vida, e a probabilidade de isso ter sido uma coincidência é infinitesimamente pequena. A essência do argumento é que matematicamente quanto mais complexa uma estrutura, menor é a probabilidade de essa estrutura existir. A química da vida é certamente o processo mais complexo em nossa experiência, e mesmo assim a matéria inorgânica é o seu substrato. Dado que só há um tipo de matéria no universo, as chances de ela ter as propriedades químicas e físicas necessárias para ser a base da vida são muito remotas, a menos que haja um Criador."( Adaptação e tradução do livro Handbook of Jewish Thought de Aryeh Kaplan(1)).
Aqui ele está falando especificamente sobre a origem da vida, mas a idéia é a mesma.

2- Como se prova num tribunal que algo realmente aconteceu? Da mesma maneira que um homem cego sabe que existem cores: testemunhas. Os fatos históricos também são provados da mesma maneira.
Há cerca de 3300 anos atrás houve dois eventos que foram testemunhados por milhões de pessoas. Pessach ou a páscoa judaica comemora o êxodo do Egito e Shavuot comemora o recebimento da Torá pelo povo judeu. Estes fatos foram passados de geração em geração de maneira inalterada, não há versões diferentes da história.
O recebimento da Torá, por exemplo, foi testemunhado por cerca de três milhões de pessoas! Tudo isso faz com que este seja um fato inquestionável. Note que o povo não era composto apenas de escravos ignorantes. Havia profissionais altamente qualificados(construiram as pirâmides do Egito!), sacerdotes e grandes sábios. Portanto, o povo não poderia ser facilmente ludibriado. Se houvesse uma tentativa de enganá-lo, obviamente ela seria prontamente identificada e hoje não haveria judaísmo. Isso também diferencia o judaísmo de outras grndes religiões. Em nenhuma outra religião houve uma revelação divina para uma nação inteira. Em geral, a idéia é que um homem(Jesus, Maomé, Buda) recebe a revelaçã0 e passa aos outros.
Na Torá, o versículo "Shemá Israel" ensina que nós somos as testemunhas de D-us no mundo. As letras "Ayn" e "Dalet" estão aumentadas no texto. Se as juntarmos, a palavra "Ed", que significa testemunha, é formada.
Na verdade, então, essa é a maior prova, já que contra fatos não há argumentos.
Além disso, estes fatos provam não apenas que há um Criador(idéia que podemos chegar a ter certeza de maneira racional), mas também que esse Criador se preocupa com o que acontece com a humanidade em particular e que a Torá é verdadeira.
Apesar de isso já ser suficiente, discutirei mais sobre a origem divina da Torá na próxima postagem.

Notas:
(1) Rabino e físico, ele foi prolífico nos estudos sobre Torá. Notabilizou-se por escrever textos acessíveis aos iniciantes, sem perder a profundidade que caracteriza o pensamento judaico. Recomendo! Para comprar livros do Aryeh Kaplan na internet, clique aqui: http://www.sefer.com.br/busca.aspx
(2) Este texto foi baseado no "Proof of the existence of G-d" que você pode encontrar neste link: http://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/108386/jewish/Proof-of-Gds-Existence.htm

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