5/10/2009

Farbrenguen?

Farbrenguen é uma reunião em que os chassidim(1) falam sobre Torá, contam histórias, dividem preocupações, abrem seus corações, cantam nigunim(melodias chassídicas),
dão e recebem brachot(bênçãos), comem e fazem um l'chaim(tradicionalmente com vodka). O objetivo principal é que as pessoas fiquem mais inspiradas e melhorem nos seus serviços a D-us.

Normalmente, há um chassid responsável por dirigir os assuntos da reunião. É exatamente isso que pretendo fazer aqui. Claro, excetuando-se os comes e bebes...

Mas, por que fazer isso de maneira virtual se posso fazê-lo ao vivo com outros chassidim? Porque a internet possibilita que eu me reuna com muito mais gente. Alguns que nunca tiveram o prazer de ir a um farbrenguen ou a oportunidade de estudar chassidut(ver nota número 1). Então, espero que com isso mais pessoas possam experimentar de maneira mais intensa a beleza da Torá em geral e da chassidut em particular!

Em nossas rezas matinais há a seguinte frase: "Ashreinu má tov chelkenu, uma nahim goralênu, uma iafá ierushatênu", que significa: "Afortunados somos nós! Quão boa é nossa porção, quão agradável nosso destino, e quão bela nossa herança!". Num farbrenguen que fui em Crown Heghts(2) um chassid explicou que a primeira parte(Ashreinu mah tov chelkenu) se refere ao fato de sermos judeus, a segunda parte(umah nahim goralênu) aos judeus que observam a Torá e a terceira(umah iafá ierushatênu) aos chassidim.

Há muito a ser dito sobre isso. Ao longo das postagens creio que você irá, aos poucos, compreender os motivos de tanta estima a Torá e a chassidut.

Notas:

(1) Tradicionalmente, chassid significa um homem pio, temente a D-us. Atualmente, esta palavra se refere a um judeu ortodoxo seguidor dos ensinamentos do Baal Shem Tov e/ou de um de seus discípulos. O Baal Shem tov é o grande fundador da chassidut que, basicamente, é a exposição da cabalá de uma maneira mais sistemática e mais voltada para o serviço a D-us.
(2) Bairro no Brooklyn, Nova York. É onde o Rebe de Lubavitch morava e onde fica a famosa sinagoga "770". Muitos chassidim moram lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário