7/23/2009

A importância espiritual das mitzvot

Muitas pessoas se perguntam por que um D-us tão grande e poderoso se importa com coisas tão pequenas como colocar tefilin(filactérios que devem ser colocados por todo judeu) ou dar tzedaká(caridade). Essa é uma pergunta que tem como base uma outra mais geral: D-us se importa com a ação do homem ou ele é o Criador transcendente que não se envolve com os assuntos humanos?
Claro que o judaísmo responde que D-us se importa muito com o comportamento e necessidades do homem. Mais do que isso, o mundo foi criado para o homem como fica claro no Bereshit(Gênesis).
No entanto, poderíamos pensar que Ele se preocupa com grandes questões e as pequenas Ele deixa a nosso cargo. Mais uma vez, o judaísmo ensina que Ele se importa com cada um individualmente, afinal, cada pessoa é feita à imagem Dele.
Ainda assim, isso não explica o motivo de tanto detalhe na Lei Judaica. Afinal, em termos espirituais, por que as mitzvot são tão importantes?
A resposta mais óbvia para a pergunta e nem por isso menos relevante é que elas são a Vontade de D-us. E não pode haver nada mais importante do que cumprir minuciosamente a Vontade do Criador do universo.
No entanto, podemos saber mais. A chassidut(1) explica o que ocorre espiritualmente ao cumprirmos uma mitzvá:
1- Um dos objetivos dos mandamentos de uma forma geral é refinar as pessoas. A chassidut explica que temos uma alma divina e uma alma animal. A primeira vem para este mundo para refinar a segunda. Isto é feito, especialmente, com o cumprimento das mitzvot.
2- Não apenas nos refinamos, mas também elevamos o mundo. Por exemplo, ao comermos um pedaço de carne kasher e depois usarmos a energia da carne para uma mitzvá estamos elevando aquele animal que comemos.
3- Ao cumprirmos uma mitzvá trazemos uma "luz" divina para o mundo. Levamos mais espiritualidade para o mundo.
4- Ao cumprirmos um mandamento, nos unimos a D-us especialmente. Esta união se dá da forma mais profunda ao estudarmos Torá.
5-Os itens acima contribuem para trazer o bem supremo, a realização da intenção de D-us ao criar o mundo: que seja feita uma moradia para Ele neste mundo("dirab'tachtonim"). Isto ocorrerá com a chegada de Mashiach e a redenção final, que seja em nossos dias.
A chassidut explica também por que todos os detalhes da Lei Judaica são importantes:
1- As mitzvot são tão especiais que mesmo a conexão que temos com D-us no Gan Éden(paraíso) não é comparável ao que conseguimos com o cumprimento das mitzvot. No Gan Éden, apenas nos conectamos com o Nome Dele, ou seja, um "raio" proveniente Dele. No entanto, as mitzvot nos conectam diretamente com a Sua Essência.
2 - O que fazemos neste mundo tem uma influência totalmente desproporcional nos mundos espirituais. Uma simples mitzvá ou até um simples detalhe relacionado a ela causa "elevação dos mundos espirituais" como é trazido no livro Tanya(2). Logo, uma moedinha que damos para tzedaká ou uma letrinha apagada no tefilin podem fazer toda a diferença!
Depois de tudo isso enumerado, temos que voltar à resposta inicial: Não há nada mais importante do que a Vontade de D-us, logo, não há nada mais importante do que o cumprimento das Suas mitzvot!

Notas:
(1) Tradicionalmente, chassid significa um homem pio, temente a D-us, faz ainda mais do que manda a Lei. Atualmente, esta palavra se refere também a um judeu ortodoxo seguidor dos ensinamentos do Baal Shem Tov e/ou de um de seus discípulos. O Baal Shem tov é o grande fundador da chassidut que, basicamente, é a exposição da cabalá de uma maneira mais sistemática e mais voltada para o serviço a D-us.
(2) É o monumental livro base da Chassidut Chabad. Foi escrito pelo primeiro Rebe de Lubavitch, o Alter Rebe, para seus chassidim. É baseado, especialmente, nos ensinamentos do Zohar, do grande cabalista Arizal, dos mestres chassídicos Magid de Mezritch e Baal Shem Tov. O objetivo principal do livro de acordo com o autor é mostrar como é "Perto de você na sua fala , no seu coração, fazê-lo", ou seja, como está ao alcance de qualquer pessoa esforçada, cumprir a Torá com entusiasmo e de forma plena. Ao longo da obra, vários conceitos cabalísticos são elucidados. Recomendo fortemente não apenas a leitura, mas o estudo sistemático! Na verdade, é até melhor aprender com um professor. Para isso procure o Beit Chabad mais próximo para ter aulas de Tanya. Se quiser comprar o livro pela internet com tradução e explicações em português vá para este link:
http://www.sefer.com.br/produtos.aspxsubid=4&subn=Chassidismo&ctgn=Livraria&ctg=4

2 comentários:

  1. Gosto muito do seu blog sempre que tenho oportunidade venho aqui ler um pouco saber mais da vontade de D'us. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Visite: http://www.beitlubavitch.org.br,
    http://www.portaisdacabala.com.br,
    http://www.chabadmorumbi.com.br,
    http://www.chabadbrooklin.com.br,
    http://www.chabadcuritiba.com ,
    http://www.chabad.org.br,
    http://www.pt.chabad.org ,
    http://www.rabinatorio.org ,
    http://www.shiurim.com.br ,
    http://www.kolelrio.com.br ,
    http://www.hillelrio.org.br ,
    http://www.bait.org.br ,
    http://nahardinur.blogspot.com ( english ),
    http://www.ulpan.cjb.net ( curso de hebraico ),
    http://linguahebraica.blogspot.com ,
    http://www.sefer.com.br ( livraria ),
    http://www.maayanot.com.br ( livraria ),
    http://yeshivahnoahide.blogspot.com ( bnei noah ),
    http://arcadenoebrasil.blogspot.com ( bnei noah )

    - http://twitter.com/humanisferio

    ResponderExcluir