7/03/2009

Libertação do Rebe anterior

Amanhã, 12 de Tamuz, comemoramos a libertação do Rebe anterior.
Em 12 de Tamuz de 1927, o sexto Lubavitcher Rebe, Rabino Yossef Yitzchak Schneersohn, foi oficialmente libertado de sua sentença de exílio em Kastroma, no interior da Rússia. Vinte e sete dias antes, o Rebe fora preso por agentes da GPU e da Yevsketzia (“Seção Judaica” do Partido Comunista) por suas atividades para preservar o Judaísmo em toda a União Soviética, e condenado à morte. Milagrosamente, a pressão internacional levou os soviéticos a comutarem a sentença para exílio e, posteriormente, a libertá-lo por completo. A verdadeira libertação ocorreu a 13 de Tamuz, e os dias 12 e 13 de Tamuz são celebrados como uma “Festa da Libertação” pela comunidade Chabad-Lubavitch e também por todos os judeus, já que a redenção do líder da geração é de grande relevância para todo o povo.

Em homenagem a ele uma breve história que ilustra os grandes testes pelos quais o Rebe passou e também sua grandeza e coragem:

Certa manhã, quando o Lubavitcher Rebe estava cumprindo yahrzeit(aniversário de falecimento) por seu pai, três membros da Yevsektzia irromperam em sua sinagoga, revólveres em punho, para prendê-lo. Calmamente, o Lubavitcher Rebe terminou suas preces e os seguiu.
Enfrentando um conselho de homens armados e determinados, o Lubavitcher Rebe mais uma vez reafirmou que não abriria mão de suas atividades religiosas, quaisquer que fossem as ameaças. Quando um dos agentes apontou-lhe um revólver, dizendo: "Este brinquedinho fez muitos homens mudarem de idéia", o Lubavitcher Rebe replicou calmamente: "Esse brinquedinho pode intimidar somente o tipo de homem que tem muitas paixões e deuses, mas apenas um mundo - este mundo. Como eu tenho apenas um D'us e dois mundos, não estou impressionado pelo seu brinquedinho."

Para saber mais sobre o Rebe Yosef Yitzchak clique aqui: http://www.chabad.org.br/datas/outras_datas/Yud_Bet_Tamuz/index.html. Para ainda mais informações recomendo o livro "A Prince in Prison" da editora Sichos in English.
Acho importante saber também quão cruel era o regime contra o qual o Rebe estava lutando. Até porque, incrível e infelizmente, ainda há pessoas simpáticas a esta ideologia que o originou, o marxismo. Achei na internet o museu virtual do comunismo. Vale a pena passar lá: http://www.globalmuseumoncommunism.org/

Um comentário: